Seminário Educasul de Gestão Escolar

Família e Escola: interfaces em debate

Data: 31/08
Horário: 8h às 20h
Local: Centrosul – Florianópolis/SC

Inscreva-se aqui »

Programação

Dia Hora Atividade Tema Palestrante
31/08 – quinta 08h às 09h30 Credenciamento
09h30 às 10h15 Palestra Participação das famílias na educação: uma estratégia para melhoria da aprendizagem Sec. Educação Maurício Fernandes Pereira (PMF)
10h15 às 11h45 Palestra Escola e Família: papel do gestor na condução pedagógica da escola Prof. Dr. Paulo Hentz (Univali)
11h45 às 14h INTERVALO ALMOÇO (por adesão) – VISITAÇÃO EXPO ESTUDAR 2017
14h às 15h30 Palestra  Fundamentos para uma Gestão Pedagógica Eficaz Juliano de Melo Costa (PEARSON)
15h30 às 16h30 Palestra Conflitos Escolares e o Papel do Mediador Dra. Débora Dittrich (Dittrich Solutions)
16h30 às 17h00 INTERVALO – VISITAÇÃO EXPO ESTUDAR 2017
17h00 às 18h00 Palestra Parceria entre Escola e Família: uma alternativa para a gestão da violência e conflito nas escolas Prof. Dr. Odilon Luiz Poli (UNOCHAPECÓ)
18h00 às 19h00 Palestra Magna A Família e a Escola: Interfaces em debate Prof. Dr. Lourival José Martins Filho (UDESC)
19h00 VISITAÇÃO EXPO ESTUDAR 2017
20h00 Encerramento

Palestrantes

Débora Dittrich

Advogada. Professora. Mediadora e Conciliadora Judicial no CEJUSC do Foro de São Miguel Paulista. Árbitra. Mediadora e Árbitra na Câmara de Mediação e Arbitragem do MERCOSUL e da Câmara de Mediação e Arbitragem Dittrich Solutions. Mantenedora da instituição Dittrich Solutions.Pós graduada em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela PUC de SP. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela INESP. Formação de Professores em docência em ensino superior pelo Andreucci Complexo de Ensino Jurídico. Bioética e Biodireito e Ciências da Vida Curso de Extensão pela PUC/SP. Curso de Copyright &Trademark Litigation Update, Internacional Protection for Trademarks, Valuing Content, sports Merchadizing, Substance Abuse Couseling for Attorneys pela Golden Gate University School of law em San Francisco, California, EUA. Pos graduanda em Mediação Escolar pela RedAplle certificado pela DGERT- DSQA, em Lisboa, Portugal.

Juliano de Melo Costa

Licenciado em História pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Especialista em Docência para o Ensino Superior, História do Brasil e Mestre em Educação Brasileira pela UFAL (2006). Atuou como professor de História e Filosofia em Educação Básica. Tem experiência na área de Filosofia, Sociologia, Antropologia e História (Geopolítica e História Contemporânea) no Ensino Superior, com ênfase em cursos de Administração, Comunicação Social e Direito. Foi Coordenador Escolar, Consultor Pedagógico do Sistema COC de Ensino para a região Nordeste e Gerente Pedagógico desse mesmo Sistema. Assumiu a função de Gerente Nacional de Consultoria Pedagógica para Educação Básica da Pearson Brasil e atualmente é Diretor Pedagógico da mesma empresa.

Lourival José Martins Filho

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Alfabetização e Mestrado em Educação e Cultura todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Realizou seu Doutorado em Teologia na área de concentração Educação e Religião na Escola Superior de Teologia de São Leopoldo no Rio Grande do Sul e o Pós-Doutorado em Educação e Religião na Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Na UDESC é Professor Associado de Alfabetização e Letramento do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED. Leciona no Departamento de Pedagogia, no Programa de Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado, e no Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação – Mestrado Profissional. Coordena o Programa de ensino, pesquisa e extensão – MANHÃS – Alfabetização e Formação de Professores(as). É integrante da Associação Brasileira de Alfabetização e faz parte da Diretoria na qualidade de representante do Estado de Santa Catarina. Faz parte da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação no GT 10 – Alfabetização, Leitura e Escrita. É avaliador do Ministério da Educação. Tem experiência em Docência, Coordenação Pedagógica e Direção de Unidade Educativa na Educação Básica e na Educação Superior. Colabora com diversas redes de ensino em eventos de formação docente e na avaliação e sistematização de propostas curriculares. Atualmente é Coordenador de Pós-Graduação da UDESC.

Maurício Fernandes Pereira

Maurício Fernandes Pereira é membro suplente do Fórum Nacional de Educação (FNE) como representante do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE).

Possui Graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC. Pós-Doutorado em Administração pela USP / FEA e Pós-Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações pela Universidade Técnica de Lisboa. É membro titular do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina, já foi o seu Vice-Presidente, e atualmente é o Presidente. É Presidente, reeleito, do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE). Membro Titular do Fórum Nacional de Educação e Membro Titular do Fórum Estadual de Educação de Santa Catarina (FEE-SC). É Pesquisador de Produtividade do CNPq. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciências da Administração da UFSC, lecionando na Graduação, Mestrado e Doutorado em Administração e do Mestrado Profissional em Administração Universitária. É autor ou co-autor de nove livros publicados pela Editora Atlas. É palestrante nos temas: Planejamento Estratégico. Chefiáveis Liderança na Condução da Estratégia. Gestão da Educação e da Escola. O Papel do Professor da Escola nos tempos de hoje. Atual Secretário da Educação do Município de Florianópolis.

Odilon Luiz Poli

Formado em Pedagogia, com mestrado e doutorado em educação pela Unicamp. Atuou por 15 anos da rede pública estadual de educação de Santa Catarina. Atua na educação superior há 30 anos. Foi Pró-reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da Unoesc, campus de Chapecó e também Vice-reitor de Graduação da Unochapecó. Foi reitor da Unochapecó de 2008 a 2016. Atualmente é docente e pesquisador dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação e em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. Tem larga experiência na formação continuada de professores e atua com consultoria a escolas e redes de ensino na área de gestão educacional e pedagógica e, especialmente, na gestão da relação entre escola e família.

Paulo Hentz

Possui Licenciatura em Estudos Sociais pela FUNDAÇÃO DE ENSINO DO DESENVOLVIMENTO DO OESTE (Chapecó – SC – 1980), Especialização em História da América pela FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS (Palmas – PR – 1984), mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (Florianópolis – SC – 1994) e Doktor der Philosophie em Erzieungswissenschaft (Ciência da Educação) pela UNIVERSITÄT GESAMMTHOCHSCHULE SIEGEN (Siegen – Alemanha – 2003). Atualmente é professor e coordenador de curso do INSTITUTO DE PARAPSICOLOGIA E POTENCIAL PSÍQUICO – IPAPPI, de Florianópolis; parapsicólogo clínico; professor da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Na educaçao, atua com os temas aprendizagem, curriculo e teoria histórico cultural. Na parapsicologia, atua com a área terapêutica e de divulgação do conhecimento parapsicológico.

Patrocínio

Sobre a Capacitar Eventos Educativos

Em 2005 foi fundada a CAPACITAR EVENTOS EDUCATIVOS, empresa promotora do maior Congresso Sul Brasileiro de Educação, o EDUCASUL. Além de outros eventos como feiras, exposições, workshops e seminários. Todos com o objetivo de buscar o desenvolvimento da sociedade, considerando a informação, o conhecimento e a relação humana como fatores para atingir esta meta.