Congresso Educasul

11 edições realizadas

95% de participação de municípios catarinense e mais de 100 municípios brasileiros

Mais de 3.000 instituições de ensino presentes

Congresso Educasul 2017 (12ª Edição)
31 de agosto a 01 de Setembro – 9h às 18h30
Centrosul – Florianópolis – SC

ENSINO MÉDIO e FORMAÇÃO INTEGRAL:  perspectivas e desafios

 

Programação

Dia Hora Atividade Tema Palestrante
31/08 – quinta 08h às 09h30 Credenciamento
09h30 às 10h15 Abertura Apresentação cultural + Solenidade de Abertura
10h15 às 12h Palestra de abertura A Crise do Ensino Médio no Brasil Mozart Neves Ramos – Diretor de Articulação e Inovação (Instituto Ayrton Senna – IAS)
12h15 às 14h Almoço
14h às 16h Mesa temática I Os sujeitos do Ensino Médio e suas necessidades formativas Profª. Dra. Olga Celestina Durand
Prof. Dr. Willian Simões (UFFS)
16h às 16h30 Intervalo
16h30 às 18h30 Mesa temática II Educação Integral e Reorganização Curricular do Ensino Médio: possibilidades para outros percursos formativos Maria do Pilar Lacerda (Fundação SM/Brasil)
Wisley João Pereira – Coordenador Geral de Ensino Médio (MEC)
Profa. Dra. Cássia Ferri – Coordenadora (Fórum Estadual de Educação de SC – FEESC)
01/09 – sexta 8h30 às 10h30 Mesa temática III A Reforma do Ensino Médio: impactos às redes públicas e privadas Antonio Idilvan de Lima Alencar – Presidente (Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED)
Antônio Eugênio Cunha – Presidente (Federação Nacional das Escolas Particulares – FENEP)
Natacha Costa – Diretora (Associação Cidade Escola Aprendiz)
Ricardo Henriques – Superintendente Executivo (Instituto Unibanco)
10h30 Às 12h Palestra Caminhos para Transformação do Ensino Médio Profa. Dra. Helena Singer – Consultora (Centro de Referências em Educação Integral)
12h às 13h30 Almoço
13h30 às 15h30 Mesa temática IV Ensino Médio e Educação Profissional: interfaces com o mercado de trabalho Maria Clara Kaschny Schneider – Reitora (IFSC)
Fernanda Andrade Santos – Técnica (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – CENPEC)
Glauco José Côrte – Presidente (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC)
15h30 às 17h Palestra de Encerramento Aprender com o insucesso: o futuro do Ensino Médio em questão Prof. Dr. Ocimar Munhoz Alavarse (USP)

 

Promoções

Empresas Amigas da Educação

Você, empresário e sua empresa podem fazer parte deste momento, oportunizando à professores e educadores estarem no evento. Para tanto, apresentamos o programa “EMPRESAS AMIGAS DA EDUCAÇÃO”, que permite empresários, adquirirem inscrições do EDUCASUL e oferece-las para professores nas escolas do seu município, do seu bairro, ou da rua próxima a sua organização.

Saiba mais

Inscrições

Clique aqui para se inscrever

Palestrantes

Antonio Eugênio Cunha

Formado em Engenharia Mecânica e Física, Especialista em Gestão Empresarial pela FGV, Diretor da Faculdade Casa do Estudante, Diretor do Centro Educacional Casa do Estudante. Atuou por muitos anos como professor de Matemática,Física (educação básica), Estatística e Gestão Estratégica (Ensino Superior). Atualmente é Presidente do Sinepe/ES e  Presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares –  (Fenep). Foi   Secretario de Desenvolvimento Econômico de Aracruz E.S., Presidente da Associação Movimento Empresarial de Aracruz e Região – (AMEAR), Presidente do Conselho Consultivo da Fundação Hospital e Maternidade São Camilo, Presidente do Conselho Municipal de Educação de Aracruz. Palestrante na área de gestão e escritor de diversos artigos para o setor educacional.

Antonio Idilvan de Lima Alencar

Atualmente é secretário de Educação do Ceará e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação, o Consed.

Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Idilvan é especialista em engenharia de produção pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, do Ceará. Pela Fundação Getúlio Vargas, é especialista em marketing, política e administração tributária.

Já ocupou os cargos de secretário-executivo e secretário adjunto da Educação do Ceará e atuou nas Secretarias da Fazenda, como coordenador de arrecadação, e do Planejamento, na reestruturação de processos das secretarias estaduais do seu estado.

Foi presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia do Governo Federal, ligado ao Ministério da Educação.

Cássia Ferri

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, ensino superior, currículo, avaliação e formação de professores.

Atualmente é Vice-Reitora de Graduação da Universidade do Vale do Itajaí,  Docente do Mestrado e Doutorado em Educação e  Coordenadora do Fórum Estadual de Educação

Fernanda Andrade Santos

Graduada em Ciências Sociais pela PUC-SP, com pós-graduação em Gestão Pública pela Faculdade de Sociologia e Política. Integra o Núcleo de Juventude do CENPEC, atuando no Programa Jovens Urbanos.

Helena Singer

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2000) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é consultora do Centro de Referências em Educação Integral. Foi assessora especial do Ministro da Educação (2015). É autora de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior nos seguintes temas: democracia, escola, educação, direitos humanos e violência.

Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva

Graduada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialização em Gestão de sistemas Educacionais/PUC-MG. Professora de História em escolas privadas e públicas de 1976 a 2001. Diretora do Centro de formação de Professores da Prefeitura da Cidade de Belo Horizonte. Secretária municipal de Educação da cidade de Belo Horizonte – 2002 a 2007. Presidente Nacional da União Nacional dos Dirigentes municipais de educação 2005 a 2007. Secretária Nacional de Educação Básica do Ministério da Educação – 2007 a 2012. Diretora da Fundação SM/Brasil – Atualmente

Mozart Neves Ramos

Foi Professor de Química da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de 1977 a 2013. Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1982) e Pós-Doutorado em Química pela Politécnica de Milão – Itália (1987-1988). Foi membro do Conselho Nacional de Educação (2006-2014). Foi Pró-Reitor Acadêmico da UFPE (1992-1995) e presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Brasileiras (1993). Foi Reitor da Universidade Federal de Pernambuco em 1996-1999 e 2000-2003 e presidiu a Andifes (2002/2003). Foi Secretário de Educação de Pernambuco (2003-2006) e presidiu o Consed (2006). Foi Presidente Executivo do Todos Pela Educação (2007-2010). É autor dos livros “Educação Sustentável” (2006) e “Educação Brasileira: Uma Agenda Inadiável” (2015), e có-autor do livro “A Urgência da Educação” (2011). Em 2008 foi eleito pela Revista Época como uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil. Foi agraciado com as seguintes comendas: Personalidade das Artes, Ciências e Letras da França em 2006, Educador Internacional do Ano – IBC Cambridge (2005), Cavalheiro da Ordem do Mérito da República Italiana (2002). Atualmente, é Diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna.

Natacha Costa

Diretora da Associação Cidade Escola Aprendiz desde 2006, criou e é responsável pelo desenvolvimento estratégico do Centro de Referencias em Educação Integral. Atuou como Júri do prêmio WISE de Inovação em Educação nos anos 2012 e 2013. Atualmente é membro da Comissão Editorial de Educação Integral em Tempo Integral pela Fundaj/MEC e da Rede de Inovação e Criatividade na Educação Básica. Além disso, faz parte do Programa Lideres Transformadores da Educação que reúne educadores de 9 países da América Latina e Espanha e compõe a comunidade ativadora do Programa Escolas Transformadoras no Brasil.

Ocimar Munhoz Alavarse

Estudou Engenharia Eletrônica na Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, de 1978 a 1982. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos-SP (1984). Mestre (2002) e Doutor (2007) em Educação pela Universidade de São Paulo. Trabalhou como Técnico de Desenvolvimento Profissional no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de São Paulo (Senac-São Paulo), de 1988 a 1994, e como Coordenador Pedagógico na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, de 1995 a 2008. É professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp), onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação Educacional.

Ricardo Henriques

Superintendente executivo do Instituto Unibanco. Economista, foi secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos. Presidiu o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio de Janeiro e a Conferência de Educação na 34ª Conferência Geral da Unesco (2008). Foi membro do Conselho de Administração do IIEP/Unesco e é membro dos conselhos da Anistia Internacional Brasil, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Gife, Instituto Natura, Sou da Paz e Todos pela Educação.

Willian Simões

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor da área de Ensino de Geografia na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Núcleo de Estudos Território, Ambiente e Paisagem (NETAP) na UFFS e do Coletivos de Estudos sobre Conflitos pelo Território e pela Terra (ENCONTTRA) na UFPR. Trabalha com os seguintes temas: Educação Geográfica e Formação de Professores; Questão Agrária, Juventude Rural e Educação do Campo.

Wisley João Pereira

Possui Especialização em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014) e graduação em Física pela Universidade Federal de Goiás (2006). Atualmente é Coordenador Geral de Ensino Médio da Secretaria de Educação Básica – MEC. Exerceu a função de Superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação de Goiás 2015/2016. Participou da discussão da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) como Presidente do Comitê Estadual de Goiás da BNCC. Tem experiência em implantação de políticas publicas educacionais e ensino de Física, com ênfase em currículo . Atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação de Políticas de Financiamento para o desenvolvimento do Ensino Básico, Currículo por competência, Objetos de aprendizagem de baixo custo.

(48) 3028-2004

(48) 3028-6778

comercial@capacitareventos.com.br

Parceiros

Sobre a Capacitar Eventos Educativos

Em 2005 foi fundada a CAPACITAR EVENTOS EDUCATIVOS, empresa promotora do maior Congresso Sul Brasileiro de Educação, o EDUCASUL. Além de outros eventos como feiras, exposições, workshops e seminários. Todos com o objetivo de buscar o desenvolvimento da sociedade, considerando a informação, o conhecimento e a relação humana como fatores para atingir esta meta.